Voltar

Comunicação

Esclarecendo dúvidas sobre o exame Toxicológico no Cabelo

Esclarecendo dúvidas sobre o exame Toxicológico no Cabelo
10/07 -

Conheça as principais dúvidas sobre exame de drogas e entenda como o teste toxicológico em cabelo é um método prático e muito eficaz.

 


QUANTOS FIOS DE CABELO SÃO CORTADOS PARA REALIZAR O EXAME TOXICOLÓGICO?

A quantidade de fios depende muito da espessura deles, mas a média sugerida é de 50 a 100 fios. De forma mais fácil, a quantidade necessária é inferior à metade da espessura de um lápis.

SE A PESSOA FOR CARECA, COMO É FEITO O EXAME TOXICOLÓGICO?
Se a pessoa não tiver cabelo, dependendo da finalidade do teste, pode ser usado pelo de qualquer região do corpo. A coleta é feita utilizando uma lâmina (barbeador) conforme instruções encaminhadas juntamente com o kit.

MEU RESULTADO PODE SER UM FALSO POSITIVO?
Não. O exame toxicológico é confirmatório. Não fazemos triagem ou testes rápidos. A metodologia utilizada por nosso Laboratório é altamente específica e não ocorre falso positivo.

QUAIS AS POSSIBILIDADES DE ERROS DO TESTE?
Não existe possibilidade de erros nos exames toxicológicos realizados pelo Laboratório. Todo o processo é verificado passo a passo por leituras de código de barras e, portanto, não há possibilidade de trocas. A metodologia é robusta, validada e acreditada pelo órgão acreditador nacional. Todo o processo é acompanhado por controles positivos e negativos, que controlam o sistema durante toda a análise.

SE MEU EXAME DER POSITIVO, DEPOIS DE QUANTO TEMPO POSSO REPETI-LO?
O cabelo cresce em média 1 cm por mês, portanto, para um resultado no cabelo ser negativo para um período de 3 meses antes da coleta da amostra, o tempo de abstinência deve ser de pelo menos 3 meses, possivelmente 4 ou 5 meses.

SE INGERIR BEBIDA ALCOÓLICA, O EXAME PODE DAR POSITIVO?
O exame toxicológico de drogas em cabelo só detecta álcool se for solicitada a análise especifica para essa substância. Sem essa solicitação, o exame não detecta a presença de álcool. Os resultados do exame toxicológico de drogas não são afetados pelo uso de álcool.

TENHO QUE FAZER ALGUM TIPO DE JEJUM PARA REALIZAR O EXAME?
Não é necessário nenhum preparo para fazer o exame toxicológico em cabelo.

POSSO LAVAR A CABEÇA NORMALMENTE ANTES DA COLETA?
Sim, não é necessário nenhum tipo de preparo para a realização do exame de drogas.

O EXAME TOXICOLÓGICO DETECTA O USO DE DROGAS QUANTO TEMPO ANTES DA COLETA DOS FIOS DE CABELO?
O período de uso, também conhecido como período de detecção, depende do comprimento do cabelo analisado. O cabelo cresce em média 1 cm por mês, variando de 0,75 a 1,5 cm. Assim, por exemplo, um cabelo de 3 cm pode avaliar o consumo de drogas em um período aproximado de 3 meses. Mas para obter ou renovar a CNH, a Lei exige a análise e considera o período de 90 dias anteriores à coleta dos fios de cabelo.


Fonte: Chromatox Laboratórios – Análise de Drogas.
www.chromatox.com.br.
 

Mais notícias